Objetivo do curso:
O foco principal do curso é capacitar pais, cuidadores e profissionais da área da saúde que atuam com indivíduos diagnosticados dentro do espectro do autismo/desenvolvimento atípico a lidarem de maneira educativa e construtiva com esses indivíduos (baseando-se em conceitos/metodologias da Psicologia Comportamental: Análise do Comportamento Aplicada - ABA).

 

Público alvo:
Familiares de pessoas do TEA, profissionais envolvidos no atendimento dos portadores do TEA, escolas e educadores, pesquisadores, alunos de graduação/pós-graduação e cidadãos em geral interessados no tema.

 

Carga horária:

A duração total do Aprimoramento será de 8 meses (total de 128 horas/aula), iniciando em Dezembro/2015 e finalizando em Agosto/2016.

 

Ministrantes:
 
Felipe Lustosa Leite
•  Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre e doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Realizou estágio pós-doutoral no Laboratório de Comportamento Social e Seleção Cultural da UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Análise do Comportamento na UNIFOR. Editor associado da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento, publicada pelo Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Co-fundador do Imagine Tecnologia Comportamental, trabalhando como diretor de Pesquisa e Inovação
 
Lidianne Lins de Queiroz
• Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre e Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi professora de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) e Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), tendo sido coordenadora do curso de psicologia no IESPES. Pesquisadora do Projeto de Atendimento e Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (APRENDE) na UFPA, onde trabalha com o desenvolvimento de tecnologias educativas para crianças com autismo. Co-fundadora da Imagine Tecnologia Comportamental, trabalhando com Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo.
 
Natalie Brito Araripe 
• Graduada em psicologia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestre em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicóloga do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Psicoterapeuta e consultora educacional em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). 
 
Robson Faggiani
• Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP), com graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Experiente nas áreas de docência e Intervenção em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Clínica, Programação de Condições de ensino, Problemas de Aprendizagem, Psicologia e Saúde, atendimento à crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista e orientação à novos terapeutas. Consultor ABA.


  1. Para mais informações: Tel.: (84) 3217-6590 e (84) 3012-5516 / Email: adriana@socialiris.org