Conteúdo

Acesse nosso conteúdo completo com temas de seu interesse

Do tamanho do seu mundo

Escritor potiguar laça livro de literatura infanto-juvenil abordando a temática do autismo

Publicação: 19/12/2018

Na noite do dia 17 de Dezembro, o professor e escritor Adriano Gomes, 55, participou de evento para lançamento de seu sétimo livro de literatura infanto-juvenil. Do tamanho do seu mundo conta a história de um garoto chamado Dino, que está dentro do espectro autista, e vive diversas aventuras no seu dia-a-dia usando o poder da sua imaginação. O livro, publicado pela editora M3, conta com ilustrações de Aline de Paula, feitas com técnicas de colagem e é voltado principalmente para crianças entre 5 e 8 anos. A obra já está disponível para venda e pode ser encontrada no site da editora.

O que há por trás do livro

Durante o evento, o autor concedeu uma breve entrevista e contou à nossa equipe um pouco sobre a história do livro. Confira:

FÓRUM AUTISMO – Do tamanho do seu mundo é um livro com temática sobre o autismo, que conta a história de um menino que usa bastante a imaginação, seu nome é Dino. O que foi que o motivou ou de onde surgiu a ideia para escrever essa história?

ADRIANO GOMES - Do tamanho do seu mundo surgiu como uma proposta de inclusão social, no sentido de estabelecer uma conexão daquelas crianças e jovens, portadores de autismo, com a sociedade. Porque nós vemos que há um distanciamento nessa perspectiva de inserção desses sujeitos que estão dentro do espectro do autismo, nas escolas, na própria família e em todos os ambientes sociais. Diante dessa preocupação nós fomentamos a possibilidade de criar uma história utilizando a linguagem poética, lúdica, para expressar quem é esse autista que passa por dificuldades todos os dias, mas também, aquela pessoa, aquela criança, aquele jovem, que diariamente convive com outras crianças e com outros jovens muitas vezes mal compreendido. Então, foi com essa possibilidade, essa perspectiva, que eu escrevi. Também teve outra situação: eu tenho um sobrinho que é autista, ele tem 19 anos, e eu o vi crescer enfrentando todo tipo de preconceito nas escolas, de dificuldade de relacionamento com os colegas na sala de aula. Os professores, inclusive, não sabendo lidar com seu transtorno e aí, nós da família, sofríamos com ele porque ele chegava em casa muitas vezes chorando. Não tinha amigos. Essa é a dificuldade do autista. Porque todos os dias enfrenta, quer na sociedade, quer na escola, e muitos na própria família. Também outro menino que me inspirou foi o filho de um casal amigo meu, que vi crescer com as mesmas dificuldades, com o autismo severo e a partir dessa situação construí esse texto, não estigmatizando o autismo, nem o autista, mas procurando trazer essa realidade dentro de uma linguagem que pudesse ser literária e ao mesmo tempo que afetasse o leitor.

FÓRUM AUTISMO – Como você vê os efeitos e a importância de uma literatura voltada para esse público?

ADRIANO GOMES – Olha, é importante, primeiro, porque são poucos os livros, pelo menos os que eu conheço, voltados para esse público. E são públicos que não são contemplados na perspectiva da literatura infanto- juvenil. E também aqueles que circundam esses sujeitos dentro do espectro do autismo. São os professores, são as mães e os pais que não compreendem, não sabem lidar muito com a situação. Então, Dino, personagem central do livro, representa as fases do crescimento desse menino que convive diariamente com todos os tipos de pessoas na sociedade, inclusive com seus pais, seus medos, suas angústias, mas também com suas alegrias e suas conquistas. Esse é o Dino que procuro representar.

Autor/Fonte: Fórum autismo

Confira os registros fotográficos da noite de lançamento:



Prof. Dr. Victor Holanda e sua esposa Niná Holanda, representante do Fórum Autismo no evento


O evento foi prestigiado por adultos e também por crianças amantes da leitura

Deixe seu comentário:





# QUANTO VALE UM ATO DE SOLIDARIEDADE? Na sexta feira (9/11), um ato de solidariedade publicado pela mãe azul Niná...

Publicado por Fórum Autismo em Quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Sobre nós

Somos um grupo que luta pela inclusão dos indivíduos autistas, lutamos por tratamentos multidisciplinares, formas próprias de aprendizagem e acima de tudo respeito e humanidade. Nós estamos aqui para lutar por eles e para falar por eles.

Nós somos o Fórum Autismo!

Redes sociais

Entre em contato

Sede do fórum autismo
Av. dos Pinheirais - 59080-250
Nº 684 - Neópolis
contato@forumautismo.org
Telefone: (84) 3217-6590