Notícias

  
 
 

Controlar custos e qualidade do gasto público são bases da democracia

 
 
Essas foram algumas das ideias defendidas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na abertura do V Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, na Escola de Administração Fazendária - ESAF, na manhã de hoje.

Levy lembrou as transformações da economia brasileira nas últimas duas décadas em prol do bem estar do cidadão. Ele abordou a estabilidade monetária alcançada, a ampliação de credibilidade e confiança da sociedade e a redução das desigualdades e da miséria.

Agora, segundo ele, o governo dá novos passos na trajetória do desenvolvimento sustentável e o primeiro deles é colocar as contas públicas em ordem, conciliando as restrições orçamentárias e as demandas da sociedade por mais e melhores serviços. Levy destacou a importância da disciplina fiscal para que o Brasil retome o crescimento.

Presentes à abertura do Congresso, estavam o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, o coordenador-geral de Inovação e Assuntos Orçamentários e Federativos da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Girley Vieira Damasceno, o secretário Federal de Controle Interno da Controladoria Geral da União, Francisco Eduardo de Holanda Bessa e o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Barbosa Saintive.

O diretor-geral da ESAF, Alexandre Motta, anfitrião do evento, destacou a importância de debruçar-se sobre o tema da qualidade do gasto para gerar e compartilhar conhecimentos, que se constituem na própria missão da Escola.

O Congresso

O objetivo do evento é desenvolver no âmbito governamental, acadêmico e do terceiro setor, uma cultura de boa gestão baseada na contabilidade e no uso da informação de custos. Também incentiva a produção e a pesquisa científica voltada para a construção da qualidade do gasto público.

Está prevista a participação de representantes da França, Estados Unidos, Chile e Nova Zelândia, além de instituições como o Banco Mundial, FMI, UnB e USP. Veja a programação.

O V Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público segue até sexta-feira, 9/10, com transmissão por internet. Fonte: ESAF

  08/10/2015

 

 



© Social Iris - 2016