Notícias

  
 
 

Constituído em Natal-RN o Observatório Social

 
 
O Observatório Social de Natal - RN (OSN) foi oficialmente criado na noite desta segunda-feira (9), no auditório do SEBRAE, vizinho ao Estádio Arena das Dunas. A auditora interna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Halcima Melo Batista, faz parte da comissão e esta a frente da implantação na capital.
 
"O Observatório é um espaço para o exercício da cidadania, apartidário. O apoio à sua criação é uma das iniciativas do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e o seu funcionamento diz respeito ao bom uso do dinheiro público", colocou Halcima Melo Batista. A auditora também é conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRCRN) e coordenadora regional do PVCC.
 
O OS de Natal será uma entidade civil de controle social sobre a administração pública, congregando várias associações e órgãos de fiscalização do poder, tais quais a Controladoria Geral da União, o Ministério Público, o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN) e o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte.
 
Segundo a professora, cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social. No Brasil, já existem mais de 100 cidades que possuem um Observatório Social.
 
"É uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre o controle social e poder contribuir para uma melhor gestão pública", acrescentou Halcima Batista. O evento será aberto ao público e gratuito.
 
Via Observatório Social do Brasil - adaptado. 
Foto: FalaRN - Com informações da UFRN

 

  10/11/2015

 

 



© Social Iris - 2016