Artigo
A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO TIME-DRIVEN ACTIVITY-BASED COSTING (TDABC), UMA NOVA PROPOSIÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO ACTIVITY-BASED COSTING (ABC), COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO HOSPITAL ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (HE-UFPEL), GERIDO PELA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES (EBSERH)
Bruno Peserico Martini Julieta Maria Carriconde Tomás Dalcin Administração Pública Controladoria Custos Custos Hospitalares Experiência Municipal Gestão de Custos Pelotas-RS Rio Grande do Sul
Os Hospitais Universitários Federais são instituições públicas com grande diversidade de serviços e profissionais, demandando alto fluxo financeiro e operacional, impetrando às organizações a utilização de ferramentas de gestão de custos para gerenciar recursos e otimizar gasto público. Objetivo, relatar sobre a utilização do método de custeio TDABC como ferramenta de informação de custos no HE-UFPEL-EBSERH. Metodologia descritiva quantitativa e qualitativa quanto a abordagem e estudo de caso quanto aos procedimentos metodológicos. Coleta de dados através de entrevistas e questionários semiestruturados, acompanhamentos in loco da equipe técnica, levantamentos documentais e utilização de informações contábeis e econômicofinanceiras dos sistemas corporativos do HE-UFPEL, incluindo SIAFI, SIAPE e SISHOS. Para formalização e análises dos dados fez-se o uso de planilhas eletrônicas, processador de textos e programa de criação e exibição de apresentações. O TDABC proporcionou informações gerenciais de atividades que consomem maior tempo e custos, atividades não direcionadas ao paciente, correlação para otimização de tempo e custo por área geográfica de atendimento e tempos e os custos ociosos. Com o valor da taxa de custos por minuto/atividade, tanto para taxa prática como para taxa utilizada, foi possível determinar os custos por paciente em cada programa, além de criar equações de tempo para cada atividade. A utilização do método de custeio é uma ferramenta capaz de gerar informações necessárias para a tomada de decisão dos gestores públicos, permitindo a gestão do custo para a qualidade do gasto público. Ainda, recomenda-se a aplicação dessa ferramenta para os demais setores do HE-UFPEL com o mesmo objetivo.


© Copyright - Instituto Social Iris 2024