Objetivo
O curso tem como objetivo capacitar os participantes sobre os aspectos que norteiam as bases legais para apuração de custos no setor público, com base no Modelo de Gerenciamento de Custo da NBC TSP nº 34 de 18/11/2021. Quais necessidade da informação de custos no setor público e as principais dificuldades em sua implantação.
Formato
O curso será oferecido exclusivamente na modalidade presencial com dinâmica de aplicação de conteúdos por meio de tópicos, dentro das especificações do tema proposto.
Público-alvo
Gestores e servidores públicos que atuam na área contábil e financeira, gestores tomadores de decisão no âmbito dos órgãos das esferas federais, estaduais e municipais.
Pag. via Empenho - Passo a Passo
Certificação
Certificado de 16 horas e pontuação no programa de Educação Profissional Continuada do CFC para contadores.
Conteúdo Programático / Ementa
O Modelo Conceitual do Sistema de Custos, com base na estrutura conceitual estabelecida na NBC TSP nº 34 de 18/11/2021. Uso da informação de custos, conceitos fundamentais envolvidos na construção do Sistema de Custos dos Serviços Públicos; classificações de custos (custo fixo, custo variável, custo direto, custo indireto); métodos de acumulação; métodos de custeio; métodos de controle de custos. Visão sistêmica de custos, modelos conceituais envolvidos: de decisão e informação, de identificação e acumulação, de mensuração e de processamento. Conceitos necessários ao entendimento do novo ambiente de informações e decisões que se formará a partir da implantação do Sistema de Custos no Estado
Currículo do Instrutor
Victor Branco de Holanda é contador, economista e professor da Universidade Federal do RN.
Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP. Consultor Residente FMI (de 2011 a 2013),
Diretor de Gestão Estratégica do Ministério da Fazenda (de 2007 a 2010) com atuação no Projeto de Implantação do Sistema de Custos do Governo Federal.
Diretor do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (de 2004 a 2006), com atuação nos Programas de Modernização da Gestão Pública, junto ao Banco Mundial - BIRD, Banco Interamericano de Desenvolvimento BID e União Europeia.
Participou em diversos Conselhos de Administração, Fiscal e de Auditoria, em destaque para Eletrobras; Liquigas da Petrobras; Casa da Moeda; Cobra computadores do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Autor e organizador dos livros:
Gestão Baseada em Resultado no Setor Público, Editora Atlas.
Sistema de Informação de Custos na Administração Pública Federal, CPDOC/FGV.
Sistema de Informação de Custo: Diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental, (Editora Social IRIS).
Membro do Comitê Científico do Congresso Internacional de Contabilidade, Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público; da Comissão da Area Pública do CRC-RN, da ABRACICON (Associação Brasileira de Ciências Contábeis), da ABCP (Associação Brasileira de Contadores Públicos) e pesquisador e associado no Instituto Social Iris.