Capa Saúde Mental Integrativa: Ciência e Espiritualidade
Saúde Mental Integrativa: Ciência e Espiritualidade
Especialização Lato Sensu

O curso oferece uma formação multi e interdisciplinar, integrando os aspectos científicos, humanos e espirituais da saúde mental. Alicerçado na análise crítica (teoria e prática), aborda o complexo sistema corpo, mente e espírito, aplicando esses conhecimentos no cuidado e na promoção da saúde mental, sob uma perspectiva humana e inclusiva.

Dado seu objetivo abrangente e multidisciplinar este curso tem como público-alvo:

Profissionais da Saúde Mental de forma ampla: Psicólogos, Médicos, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Biólogos, Físicos, Administradores e Gestores de Políticas Públicas, Educadores, Cuidadores, Terapeutas e demais interessados das diversas áreas do conhecimento, afins ao tema.

Profissionais da Área de Educação: Professores e educadores interessados em integrar aspectos de saúde mental em suas práticas pedagógicas.

Líderes Comunitários e Espirituais: Líderes religiosos e espirituais, Conselheiros e orientadores espirituais.

Pesquisadores e Acadêmicos: Estudiosos das áreas da neurociência, psicologia, medicina, psiconeuroimunologia, espiritualidade e saúde. Professores e pesquisadores interessados em desenvolver e disseminar conhecimento sobre saúde mental integrativa.

Gestores de Saúde e Políticas Públicas: Administradores e gestores de serviços de saúde, Profissionais envolvidos na elaboração e implementação de políticas públicas de saúde coletiva, em especial a saúde mental.

Estudantes Graduados de Áreas Relacionadas: Graduados em psicologia, medicina, enfermagem, fisioterapia e outras áreas afins, estudantes de pós-graduação que desejam aprofundar seus conhecimentos em saúde mental integrativa.

Desenvolvimento Profissional
Conhecimento Multidisciplinar: Aborda aspectos científicos e espirituais da saúde mental, proporcionando uma visão integrada, holística e holônica.
Aprofundamento Teórico e Prático: Prepara os participantes para atuar em diferentes esferas - clínica, acadêmica, de pesquisa e comunitária - por meio de conhecimentos teóricos e práticos integrados.

Networking
Conexões Profissionais: Estabeleça contatos valiosos com colegas de curso, professores e especialistas da área, ampliando sua rede de relacionamentos.
Troca de Experiências: Compartilhe e aprenda com as experiências de outros profissionais, enriquecendo sua prática.

Valorização e Reconhecimento
Certificação: Receba um certificado de especialização reconhecido pelo MEC e valorizado no mercado, que pode abrir portas para novas oportunidades de carreira.
Diferenciação Profissional: Destaque-se no mercado de trabalho com uma qualificação diferenciada e relevante.

Atualização e Inovação
Tendências e Melhores Práticas:: Fique por dentro das últimas pesquisas, teóricas e práticas, inovadoras na área de saúde mental integrativa.
Capacitação para Pesquisa: Desenvolva habilidades para realizar pesquisas e contribuir para a produção de conhecimento nas diversas áreas do curso.

Crescimento Pessoal e Espiritual
Autoconhecimento: Explore e desenvolva aspectos pessoais e de relacionamento que podem melhorar sua própria saúde mental e bem-estar.
Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal: Aprenda técnicas integrativas que podem ser aplicadas para alcançar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

Impacto Positivo na Comunidade
Atuação Ética e Inovadora: Prepare-se para atuar de forma ética e inovadora em diferentes contextos, contribuindo para a promoção da saúde mental e o bem-estar da comunidade.
Acessibilidade e Inclusão: Desenvolva práticas que consideram a diversidade cultural e espiritual dos indivíduos, promovendo a inclusão e acessibilidade no cuidado à saúde mental
O Instituto Social Iris, OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público) sem fins lucrativos, tem como pilares fundamentais a inclusão, a educação cidadã e a promoção da melhoria de vida individual e social, integrando práticas de sustentabilidade e valores humanos e sociais.

De forma análoga à íris dos olhos, o Instituto busca lançar “luz” por meio de um olhar crítico-científico, integrativo, sistêmico e aplicável. Sobretudo, visa facilitar processos inovadores e transformadores, com o objetivo de criar oportunidades sustentáveis, pautadas em ética e responsabilidade individual e social — em uma palavra: o Social IRIS.

Sua atuação é guiada por ações que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e acolhedora, por meio de iniciativas inclusivas voltadas a pessoas no espectro autista (TEA) e demais indivíduos neurodiversos. Acreditamos que as diferenças, a diversidade e a multiplicidade são inerentes ao ser humano.

O Instituto Social IRIS mantém pesquisas teórico-práticas e aplicadas, além de um amplo programa de extensão, com atuação destacada junto à sociedade, promovendo diálogos entre Estado, governo e comunidades. O IRIS organiza e desenvolve congressos nacionais e internacionais, tendo capacitado e beneficiado mais de 25 mil pessoas por meio de palestras e cursos de especialização. Além disso, conta com parcerias de instituições como OCDE, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto Ayrton Senna e universidades públicas e privadas, entre outras.

Saiba mais
O Centro Universitário Facex – UNIFACEX tem os seus primórdios em 25 de outubro de 1971, quando por determinação de sua Mantenedora, o Centro Integrado para Formação de Executivos (CIFE), foi implantado o curso de Secretariado Executivo. Surgia, através desta primeira ação pedagógica da Mantida, a Faculdade para Executivos – Facex.

A Instituição possui 5 Unidades com aproximadamente 30.000m² de área construída, com 109 salas de aulas, auditórios, anfiteatros, laboratórios especializados, reservadas ainda as salas da Educação Infantil. Seu corpo docente conta com mais de 180 professores qualificados entre Doutores, Mestres e Especialistas.

O programa da Pós-Graduação conta com cerca de 33 cursos Lato Sensu, os quais seguem rigorosamente a legislação pertinente e seus certificados têm validade nacional, atendendo a Resolução CNE/CES n° 1, de 8 de junho de 2007, assim como nos cursos lançados a partir de abril de 2018 seguirão a Resolução CNE/CES n° 1, de 6 de abril de 2018.

A instituição apresenta IGC 4, contínuo de 3,304, confirmando uma crescente nos últimos 7 (sete) anos.

Saiba mais
Fale conosco e tire suas dúvidas:
WhatsApp
(84) 99470-1446 Falar

Telefone
(84) 99470-1446 Ligar

Email
cursos@socialiris.org Enviar

Instagram
@socialiris_ Seguir

O empenho é um método de pagamento utilizado por órgãos públicos para financiar a participação de seus servidores no curso.
Ver Passo a Passo Detalhado

1. As aulas ministradas ficarão gravadas?
Sim, todas as aulas ministradas no curso ficarão gravadas e disponíveis aos alunos ativos do curso durante todo o período de vigência. O acesso será por meio dos canais de aprendizagens liberados para o aluno.
 
2. Como a espiritualidade será abordada neste curso?
A visão da espiritualidade abordada neste curso transcende crenças religiosas, funciona como ponte entre o ser atual e o potencial humano, independente da fonte de inspiração — seja religiosa, filosófica ou existencial.

Professores

Foto de André Henrique de Siqueira
André Henrique de Siqueira
Doutor em Ciências da Informação pela UnB, Dir. de Pesquisa e Inovação no Instituto NuTech de Pesquisa Aplicada em Ciência, Tecnologia e Inovação (iNuTech).
Foto de Clarissa França Dias
Clarissa França Dias
Pós-graduada em Psicologia Transpessoal, Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Terapeuta Transpessoal na Associação Centro da Consciência.
Foto de Everton de Oliveira Maraldi
Everton de Oliveira Maraldi
Pós-doutor em Psicologia Social e pesquisador, Docente de pós-graduação no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, Presidente da Parapsychological Association, EUA.
Foto de Gilvan Luiz Borba
Gilvan Luiz Borba
Doutor em Geofísica Espacial e Mestre em Física, Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Foto de Haroldo Dutra Dias
Haroldo Dutra Dias
Neurocientista, psicólogo e escritor, pós-doutorando em Harvard e USP, pesquisador associado do Instituto iNuTech e do Selye Lab do Departamento de Medicina da USP.
Foto de Helena Augusta Lisboa de Oliveira
Helena Augusta Lisboa de Oliveira
Pós-doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB, doutora em Tecnologias Química e Biológica, pesquisadora em Saúde Mental, Cultura de Paz e Redes de Apoio.
Foto de Humberto Schubert Coelho
Humberto Schubert Coelho
Professor do Departamento de Filosofia da UFJF, doutor em Ciência da Religião, pós-doutorado pela University of Oxford, Inglaterra.
Foto de Ismael Victor Costa
Ismael Victor Costa
Doutor em física, escritor e professor de Ciências Naturais na Universidade de Brasília. Experiente em Sistemas Complexos, Educação em ciências e Pensamento Sistêmico.
Foto de Lena-Friederike Schimke Marques
Lena-Friederike Schimke Marques
Doutorada em Medicina pela Universidade de Ludwig-Maximilian, Alemanha. Pesquisadora de pós-doutorado na USP.
Foto de Lindomar Coutinho da Silva
Lindomar Coutinho da Silva
Mestre em Educação pela UFBA e graduado em Filosofia, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz e do curso de Medicina da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna.
Foto de Marianna de Abreu Costa
Marianna de Abreu Costa
Doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, pós-doutoranda em Ciências da Saúde, atua na Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Assoc. Brasileira de Psiquiatria.
Foto de Otávio Cabral Marques
Otávio Cabral Marques
Possui pós-doutorado no Brasil (USP) e Alemanha. É psicólogo e professor de Medicina Molecular na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Foto de Sergio Luís Rizzo Dela-Savia
Sergio Luís Rizzo Dela-Savia
Doutor em filosofia pela Université Paris-Est, França. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Foto de Victor Branco de Holanda
Victor Branco de Holanda
Doutor pela FEA/USP, contador e economista. Professor nos Dep. de Saúde Coletiva e Contabilidade da UFRN. Coordenador em projetos de inclusão de políticas públicas.

Conteúdo

No formulário de inscrição você deverá anexar:
- Comprovante de conclusão de curso de ensino superior reconhecido pelo MEC;
- Curriculum Vitae resumido;
- Documento de Identificação com Foto;
- Certidão de Quitação Eleitoral;
- Comprovante de Serviço Militar (apenas para homens);
- Foto 3x4 colorida.

• Paradigmas científicos
• Metodologias de pesquisa em espiritualidade e saúde
• Desafios, limitações e oportunidades da pesquisa envolvendo espiritualidade
• A contribuição da espiritualidade para a pesquisa em saúde mental

• História da psicologia
• As 4 forças da psicologia
• Psicologia e espiritualidade
• • Psicologia analítica
• • Logoterapia
• • Psicologia transpessoal
• • Psicossíntese

• Interações entre mente, corpo e espírito
• Código Internacional de Doenças (CID 11)
• Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5)
• Transtorno mental e Espiritualidade
• Terapias espiritualistas para os transtornos mentais

• O papel do autoconhecimento no equilíbrio emocional
• Técnicas de introspecção e meditação
• Desenvolvimento da autoestima, autovalorização e autoamor
• Autoconhecimento como ferramenta de promoção de saúde mental

Pesquisas científicas sobre o altruísmo para o bem-estar psicológico:
• Altruísmo e transformação pessoal
• Estudos sobre os impactos positivos do Altruísmo na autoestima e autoamor
• Altruísmo e a promoção da saúde mental

Dimensão coletiva da saúde mental:
• Conscientizar e promover aceitação;
• Combater estigmas e preconceitos, derrubando barreiras sociais a direitos fundamentais;
• Estimular a participação ativa, envolver e incluir “neuro diversos” na criação de políticas públicas.

• Bases Neurobiológicas da Experiência Espiritual
• Transtornos Neuropsiquiátricos e Experiências Espirituais
• Conceitos e definições da consciência

• Introdução a Psiconeuroimunologia
• Integração mente-corpo e espírito
• Impacto das práticas meditativas na interação mente-corpo
• Estudos científicos sobre o impacto da espiritualidade e meditação na expressão gênica e saúde mental

• NOEx como fenômeno natural
• Consciência não local
• Experiências de quase-morte (EQM)
• Experiências fora do corpo (EFC)
• Mediunidade

• Pesquisas científicas
• Desafios e controvérsias

• Práticas integrativas e complementares em saúde mental
• A prece e meditação como terapia para transtornos depressão, ansiedade e regulação emocional
• Terapia do Toque - o amor como terapia

• Diálogo entre ciência, religião e espiritualidade
• Concepção científica-evolutiva de Deus
• Evidências científicas e debates sobre a existência de Deus
• Impacto da crença em Deus na saúde mental e bem-estar

• Introdução à Escrita Científica (Artigo)
• Desenvolvimento de Hipóteses e Revisão Bibliográfica
• Metodologia e Coleta de Dados
• Escrita de Introdução e Metodologia
• Análise de Dados e Discussão
• Revisão de Artigo (ou projeto acadêmico-científico) e Melhoria de Escrita
• Apresentação oral do Artigo Científico ou projeto acadêmico-científico

Realização

© Instituto Social Iris
2025 • Todos os direitos reservados.