Imagem de cabeçalho Prêmio Chico e-Cidadania 2023
Prêmio Chico e-Cidadania 2023
de 25/out/22 (Ter) 0:01
à 16/jun/23 (Sex) 23:59

O resultado será divulgado nos próximos dias!

Devido a grande quantidade de trabalhos submetidos este ano, teremos de atrasar um pouco a divulgação do resultado originalmente programada para 18/set.

Mas podem ficar tranquilos que a lista de vencedores será divulgada até no máximo dia 25/set/2023 e os autores contatados via email assim que possível.

Agradecemos pela compreensão.
O Prêmio Chico e-Cidadania está associado ao Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, corresponde à dimensão científica do evento e tem a finalidade de:

"Estimular e fortalecer a pesquisa acerca dos temas acima descritos, difundindo-os junto à comunidade acadêmica brasileira e à sociedade em geral, reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica e de aplicabilidade na Administração Pública e na Sociedade".

O prêmio abrange três categorias e distribuirá nesta edição 9 mil reais em prêmios:


Inscrições
Inscrições Encerradas

Anexos

Regulamento completo: download
Modelo de referência - Artigo: download
Se sua submissão foi aprovada para a 2ª fase (envio e avaliação da versão final do artigo), acesse a área restrita para ver as instruções de envio.
Prazo final para submissão do artigo: 31/ago/2023
Divulgação do resultado: 18/set/2023
Programação

Prazo conforme disposto no regulamento do prêmio.

Prazo conforme disposto no regulamento do prêmio.

Prazo conforme disposto no regulamento do prêmio.

ÁREAS TEMÁTICAS


Área temática 1

Governança, Controles Internos e gestão de riscos aplicados ao Setor Público
Modelos de governança, sistemas de controles internos, externos e social; modelos de gestão de riscos aplicados, governança aplicada ao setor público, administração direta e indireta.

Área temática 2

Governo Eletrônico/Digital, Governo Aberto, Sistemas de Informações com abordagem tecnológica (TI) e Inovação aplicada ao Setor Público.
Teorias, tecnologia e abordagens inovadoras e casos de inovação aplicados ao setor público. Desafios na integração dos sistemas governamentais e geração da informação contábil/custos/qualidade do gasto.
Tecnologias: Big data, DW, BI, Web Services, entre outros, e construção de sistemas de informações para contabilidade/custos/qualidade do gasto; Inovação no setor público.

Área temática 3

Controladoria, Contabilidade e Custos no Setor Público para avaliar resultado e desempenho
NBCASP, Plano de Contas e demonstrações Contábeis; Orçamento com base em custos; Resultado e Desempenho no Setor Público.

Área temática 4

Experiências de Implantação Contabilidade e Custos (Casos práticos de aplicação)
Governo Federal: Órgão central de custos e setorial de custos; Custos por programa, ações e unidades administrativas; Gerenciamento de Custos nos Infrasig’s;
Estados e Municípios: Visão de Custos sob a ótica da LRF (Federação); Experiências de implantação; Internacionais (FMI, BID, BIRD e experiências em países); CFC e NBCT SP 16.11

Área temática 5

Qualidade do Gasto no Setor Público
Compras, logística, eficiência, eficácia e economicidade e sua relação com os sistemas de contabilidade/custos/qualidade do gasto.

Área temática 6

Tópicos Conceituais e Contemporâneos de Contabilidade Aplicados ao Setor Público
Contabilidade Aplicada ao Setor Público como Instrumento Gerencial; Mensuração de ativos naturais, Bens de infraestrutura e os critérios de amortização, exaustão e depreciação; Contabilidade Aplicada ao Setor Público e o processo de convergência aos padrões internacionais (IPSAS) e o gerenciamento dos custos; Orçamento por competência com base em custos.

Área temática 7

Reforma tributária e seu impacto no equilíbrio das contas públicas
Visão internacional, distorções do sistema tributário Nacional e propostas de reforma tributária. A transparência tributária à nível mundial: Erosão de Bases Tributarias e Transferência de Lucros (BEPS). Iniquidades do sistema tributário brasileiro e os impactos na desigualdade e na economia nacional. A Reforma Tributária necessária. Equilíbrio do federalismo fiscal no contexto de uma Reforma Tributária. O novo Imposto sobre o Consumo de Bens e Serviços – IBS.

Área temática ESPECIAL

Gasto público e custos em tempos de enfrentamento da COVID-19 e no pós-crise
Gastos Públicos na Pandemia e no pós-crise. Fiscalização das ações relacionadas aos gastos com a COVID-19 em todas as modalidades. Transparência e controle dos gastos com COVID-19 pelos entes federados. Medidas legais e jurídicas para atender a situação da Pandemia pelos estados e municípios. Formas de mensuração da eficácia dos gastos com COVID 19. Custos nas áreas de saúde e na educação por ocasião da Pandemia.

Organização
...
Instituto Social Iris
Organização sem fins lucrativos cuja missão é: Criar condições favoráveis à melhoria dos gastos públicos; Incentivar uma maior participação da sociedade civil nas decisões do Estado e Apoiar causas sociais necessitadas.
...
Associação Brasileira de Contadores Públicos
Tem o objetivo de fomentar o intercâmbio e a gestão do conhecimento técnico-científico ligado às áreas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Patrocínio

...
Apoio
...
Fale com o Instituto Social Iris
© Copyright - Instituto Social Iris 2023